top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

2020 pode virar o ano do Asterisco

2020 pode virar o ano do Asterisco. CBF também suspendeu seus Campeonatos e nesta segunda-feira as Federações com um mínimo de bom senso farão o mesmo. É preciso ser muito insensato e irresponsável para apoiar algo contrário a isso. Será um ano difícil para o futebol e para todos os segmentos. É preciso se cuidar para cuidar também dos outros. Não é mais brincadeirinha nem fantasia, como tentaram, ou ainda tentam, mostrar por aí.



Se é preciso parar para prevenir e esperar que a situação seja resolvida que assim seja. Não é apenas mais um campo alagado em que é obrigação ter jogo para cumprir o contrato com a TV por falta de data. É a vida que está em jogo e no Campeonato da Vida todos podem perder.



Tomara que a solução seja rápida. Alguns até mesmo da imprensa duvidam que seja necessária tanta preocupação. Acham que talvez não precise tanto, mas se a palavra talvez está colocada na frase é porque há dúvida e na dúvida não há espaço para brincar com vidas. Se houver uma paralisação dos eventos que reúnem público por pouco, ou muito tempo, e tudo se resolver, melhor .



Daí talvez no futuro apareça algum cientista que diga que não era para tanto dando razões a esses que pensavam assim, mas ainda assim valerá a recomendação e a prevenção. O mundo já passou pela Peste Bubônica e a Gripe Espanhola quando milhões de pessoas morreram. Eram outros tempos em que a comunicação era precária e a ciência não tinha tantas ferramentas desenvolvidas a seu favor. Talvez, e olhe o talvez aí de novo, é por isso que a Gripe Suína e o Mal da Vaca Louca não tenha durado tanto. Agora há a informação e as epidemias, ou Pandemias, podem ser controladas em menos tempo.



Aconteceu também com a Aids quando ela apareceu. Foi uma pandemônio e houve preconceito contra os aidéticos de toda a espécie. Diziam que era a doença gay, que era praga do Senhor e que a humanidade estava condenada. Aos poucos a ciência foi descobrindo caminhos e mesmo aqueles que são soropositivos hoje levam uma vida praticamente normal com acompanhamento médico e com remédios mais eficazes.



2020 poderá ser marcado pelo Coronavírus. Os Campeonatos e shows são suspensos. Se demorar muito para se encontrar uma cura, ou solução, nada terminará nesse ano. Alguns serão cancelados definitivamente. E daí? Pois, que sejam. Já tivemos a suspensão de duas Copas do Mundo (1942 e 1946) por causa da Segunda Guerra Mundial. Gerações inteiras de jogadores que poderiam ter ido a Copa perderam a chance. Alguns no Continente Europeu foram para a frente de Batalha e morreram.



Talvez, e olhe o talvez de volta, alguém daqui a alguns anos pergunte qual time foi campeão da Libertadores, da Liga Inglesa, da Espanha, do Brasil, da Copa do Brasil e etc, no ano de 2020, e a resposta será um Asterisco e a explicação de que foi o ano que o Mundo parou para cuidar dos seus habitantes e lutar contra o Coronavírus. Nesse ano não teve Campeonato. Só a vida valia à pena. E a vida venceu. Esse é o nosso jogo agora. Deu para entender? Mas vamos torcer para que passe logo e a vida volte ao normal em pouco tempo. Sem Asteriscos.

bottom of page