• Futebol Alternativo

2ª DIVISÃO PAULISTA 2021: GRUPO 1

Formado pelas equipes mais distantes da Capital, o grupo é tradicionalmente muito equilibrado e sempre conta com alguma que equipe que chega longe no campeonato. Em 2021 dois Favoritos ao acesso estão nele, Fernandópolis e Matonense. O Taquaritinga corre por fora na briga pela liderança.


AMÉRICA

Clube dos mais tradicionais do futebol paulista, o América já virou figurinha carimbada da segundona. O diabo rubro vai para a sétima participação consecutiva no Campeonato sempre passando longe do acesso. Nos últimos dois anos, acabou eliminado na primeira fase.


Para 2021 o América apostou na terceirização do futebol com uma empresa cuidando das contratações dos atletas. O treinador será o experiente Jorge Saran que acumula passagens por vários clubes goianos. Será a terceira passagem de Saran por São José do Rio Preto, mas a primeira vez que o treinador participa da montagem do elenco e conduz a pré-temporada, realizada em Mirassol.


O América aposta em jogadores que tiveram sucesso nas categorias de base de grandes clubes, mas que ainda buscam se firmar no futebol profissional. São os casos dos meias Yuri, revelado no Internacional, e Cristoffer, cria do Coritiba com passagem pelas categorias de base da seleção brasileira. Ambos tiveram experiências recentes no futebol da Albânia. Nos amistosos preparatórios derrotas para Mirassol e Osvaldo Cruz e vitórias sobre Uberaba e Itaguai.

CATANDUVA FC

Ausente na edição do ano passado da segundona, o Catanduva retorna querendo surpreender. Para isso firmou uma parceria com o Novorizontino e jogará a competição com atletas da base do Tigre.

A equipe que vem disputando a Série C, está emprestando jogadores sub-23 para o Catanduva, com o objetivo de além de ajudar a equipe no objetivo do acesso, dar experiência aos jogadores que tem uma idade baixa e não conseguiriam uma oportunidade no time principal.


O elenco vem se preparando há dois meses para a disputa da competição e além de jogadores do Novorizontino, também conta com jogadores que passaram nas bases de grandes clubes do futebol nacional, como Palmeiras, Internacional e Flamengo.


Destaque para o goleiro Matheus Grigio, o meia Mario e o atacante Micael.

Nos amistosos preparatórios três partidas contra adversários da mesma divisão. Derrotas para XV de Jaú e Grêmio Prudente e vitória sobre o São-Carlense.


FERNANDÓPOLIS

Depois de se licenciar das competições esportivas em 2020, o Fernandópolis volta à Segundona com o objetivo de fazer uma campanha semelhante à da última edição que disputou. Em 2019, o acesso bateu na trave: semifinalista, o Fefecê acabou eliminado pelo Marília.


Por isso, a aposta da diretoria é na manutenção de vários profissionais que estiveram na última campanha. Começando pelo treinador Júnior Paulista que ajudou na montagem do elenco para a disputa.

O time conta com alguns jogadores que estiveram nas categorias de base de grandes clubes, como os atacantes Kaio Felipe que veio do Volta Redonda e tem passagens pela base do Fluminense, Grêmio, Athlético-PR e Figueirense e Cleiton Grefe, que atuou nas equipes sub-20 de Palmeiras e River Plate. Destaque também para atletas que conhecem bem a segundona como o Meia Garagau que passou pelo Grêmio Prudente, e o atacante Guilherme Sussai, ex-Barretos


A Águia Fernandopolense deve mais uma vez brigar pelo acesso.

INTER DE BEBEDOURO

Surpresa na lista de participantes de 2021, o lobo de bebedouro é outro time que aposta na terceirização do futebol para uma boa campanha na Segundona. O empresário parceiro do time trouxe da região sul do País o treinador Valmir Ismael, que tem passagens pelo Fluminense do Itaum, Hercílio Luz e que treinou o Toledo no Campeonato paranaense. Juntos montaram o elenco para a segundona.


A maioria dos destaques do elenco fizeram parte da campanha da Inter no vice Campeonato do Paulista sub20 da Segunda divisão em 2019, como o lateral Eto, o goleiro Naian e o atacante Mosquito. Entre os novos reforços, destaque para o meia atacante Matheus Henrique que acumula passagens pelo futebol da Polônia e da Alemanha.


MATONENSE

Favoritismo. Essa é a palavra para definir a Matonense 2021. A equipe de Matão quer apagar a péssima impressão deixada na última temporada e para isso investiu em atletas calejados na disputa da segunda divisão e com histórico de acessos. O treinador é Márcio Ribeiro, um dos responsáveis pela meteórica subida do Água Santa da Segundona até a elite estadual. No time destaque para os meias Luã e Marcelo Guatapá, O Zagueiro Mariano e O Lateral Guilhrme Guirro. Nos amistosos Preparatórios a equipe terminou a preparação de forma invicta, com empates contra o Comercial de Ribeirão Preto, Vocem de Assis e Varginha e vitória contra a rival Ferroviária de Araraquara.


TAQUARITINGA

Ausente da Segundona 2020 por conta da Pandemia o CAT está de volta e montou um bom elenco que pode sim sonhar com o acesso.


O treinador será Carlinhos Alves Bi-campeão da divisão com Nacional e Olimpia e que terá ao seu lado como Coordenador Técnico um dos reis do acesso do futebol Paulista, o veterano Pinho. O elenco tem alguns destaques da Campanha do CAT na Copinha 2019, quando o time foi eliminado na segunda fase nos Pênaltis pelo Inter de Porto Alegre. São eles: o meia Lucas Gaspar, os volantes Gustavo da Cunha, Luiz Otávio e Daniel Amaral e o lateral esquerdo Richard . Entre os reforços destaque para o meia Lucas Lima ex-Rio Preto e Nacional, o volante Derrick ex-Comercial e o goleiro Lucas Rodrigo que defendeu o Aquidauanense, na pré Série D.

Nos amistosos preparatórios destaque para a vitória por 1x0 contra outro favorito ao acesso, o XV de Jaú.